Eventos

Entrada O IHEC
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência (IHEC)

Cronológica e contextualmente as raízes do actual IHEC foram lançadas em 1994, ano em que na Universidade Independente (UnI) se deu início à formação nas áreas dos Produtos Naturais e das Terapêuticas Não-Convencionais. Desde então a "árvore" não parou de crescer e do reconhecimento mútuo por parte da Direcção da Universidade e dos fundadores do Instituto da necessidade e adequação de uma estrutura autónoma para o ensino nestas áreas, veio a ser constituído o IHEC.

Nesta base, este foi criado na UnI como uma entidade totalmente autónoma, nomeadamente no que toca aos aspectos de Direcção, administrativos, pedagógicos e científicos, e tendo mesmo identidade jurídica própria. Este é o culminar de um longo caminho, encetado e percorrido por uma equipa que mantém alguns pilares intactos enquanto outros foram sendo renovados.
Desde então, e até desembocar na estrutura actual, a equipa promotora do IHEC levou a cabo múltiplas acções de ensino e divulgação nestas áreas, de que se destacam:

1994-1995
Realização na UnI do "1º Curso de Naturologia para Profissionais"; organizado pela ESCNH (dirigida ao longo dos seus "anos de ouro", ou seja desde o início até 1999 por António Novaes e Carlos Campos Ventura, desaparecida anos depois) em protocolo com a Universidade - o curso teve como director pedagógico Carlos Campos Ventura, fundador e actual director do IHEC para a área das Terapêuticas Não-Convencionais, e vários professores desse Curso continuam a integrar a equipa docente do Instituto Hipócrates.

1995
Sugerida à UnI a candidatura ao Ministério do Ensino Superior da licenciatura em "Biotecnologia dos Produtos Naturais"- o processo de candidatura foi liderado pelo Prof. Doutor José Menaia, desde então director desta licenciatura e do departamento de Biotecnologia Industrial e Ambiental e actual director científico do IHEC, de que também é fundador; por Eduardo Ribeiro e Carlos Campos Ventura (actuais professor e director executivo do IHEC) que foram professores ao longo de toda a Licenciatura .

1998
Arranque da licenciatura em "Biotecnologia dos Produtos Naturais" na UnI - desde então funcionando ininterruptamente até à sua reconversão com o Processo de Bolonha (2006).

2001
Fundação do Centro de Estudos e Formação do Departamento de Biotecnologia Industrial e Ambiental e da Licenciatura em Biotecnologia dos Produtos Naturais, dirigido por José Menaia e Carlos Campos Ventura.

2002
Realização na UnI do "1º Simpósio sobre Produtos Naturais: Presente e Futuro em Alimentação, Saúde e Cosmética", com comunicações de docentes de Biotecnologia dos Produtos Naturais, cientistas nacionais e internacionais, e de industriais e associações do sector.

Organização dos 1º e 2º "Cursos de Formação para Técnicos de Produtos Naturais", dirigidos a profissionais de lojas e empresas de produtos naturais - estes Cursos foram desde sempre, até hoje, reconhecidos e em colaboração com a APARD-Associação Portuguesa de Alimentação Racional e Dietética.

2003
Arranque do "Curso de Fitoterapia Naturopática" (sob a égide da Escola Europeia de Saúde Natural).

Organização do 3º "Curso de Formação para Técnicos de Produtos Naturais".

A convite da "Associação Portuguesa de Alimentação Racional e Dietética" (APARD), participação na EXPODIET (na FIL) com pavilhão da UnI, onde durante a exposição tiveram lugar colóquios por docentes da licenciatura em Biotecnologia dos Produtos Naturais, do Instituto Hipócrates e por conferencistas convidados.

Proposta e participação na elaboração da candidatura do mestrado e organização/gestão da "Pós graduação em "Organização e Gestão de Laboratórios e de Sistemas da Qualidade".

2004
Nascimento do Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência-IHEC, laborando no campus da Universidade Independente-UnI, como Departamento para as Medicinas Não Convencionais.
No protocolo é dito, nomeadamente: "(A Universidade Independente) não tem, através do seu corpo docente, autonomia e capacidade para abarcar todas estas áreas do ensino e do saber, razão porque se socorre de profissionais altamente especializados e credenciados (...). O Instituto Hipócrates obriga-se a implementar, desenvolver, coordenar e dirigir uma área de formação e ensino de nível universitário no domínio das ciências da saúde, nomeadamente das terapêuticas/medicinas não convencionais. Compreende formação profissional e ensino universitário e pós-graduado(...)." 

Continuação  do "Curso de Fitoterapia Naturopática"

Realização e organização na UnI dos 4 e 5º "Cursos de Formação para Técnicos de Produtos Naturais".

Realização do "Curso de Massagem Shiatsu".

A convite da Associação Portuguesa de Alimentação Racional e Dietética (APARD), participação na "Expo Viva EmForma" com pavilhão da UnI onde durante a exposição tiveram lugar colóquios/UnI por docentes do IHEC e da licenciatura em Biotecnologia dos Produtos Naturais e por conferencistas convidados.

2005
Acordo e estabelecimento de protocolo de colaboração entre o IHEC e a Universidade Nacional de Pequim de Medicina e Farmácia Tradicional Chinesa (UNAPE), através do seu Instituto de Investigação e Ensino de Medicina Traditional Chinesa, sediado em Tóquio, para apoio e reconhecimento formal do ensino de "Medicina Tradicional Chinesa" (incluindo a "Acupunctura") a ministrar pelo IHEC.

Aprovação (Portaria 368/2005 de 4 de Abril) do mestrado em Organização e Gestão de Laboratórios e de Sistemas da Qualidade.

Continuação  do "Curso de Fitoterapia Naturopática"

Organização na UnI do 6 º "Cursos de Formação para Técnicos de Produtos Naturais".

Realização do primeiro curso de Verão sob o tema : "A obesidade"

2006
Continuação  do "Curso de Fitoterapia Naturopática"


Realização do segundo curso de Verão sob o tema : "Doenças Cardiacas/Cardiovasculares/Cérebro-Vasculares"

Organização na UnI do 7º e 8 º "Cursos de Formação para Técnicos de Produtos Naturais".

Realização do primeiro curso de Acupunctura do Pé e da Mão.

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia do Coração de Jesus organizam o I Fórum de Naturopatia e Medicinas Não Convencionais da Freguesia do Coração de Jesus e iniciam uma colaboração que disponibiliza apoio gratuito de consultas e tratamentos à população.

2007
O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência passa a laborar no campus central do Grupo Lusófona e da Universidade Lusófona, no Campo Grande, Lisboa, sob protocolo (para os próximos 5 anos, renovável se for da vontade mútua) exactamente igual ao que tinha na Universidade Independente.

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia do Coração de Jesus organizam o II Fórum de Naturopatia e Medicinas Não Convencionais da Freguesia do Coração de Jesus e renovam a colaboração que disponibiliza apoio gratuito de consultas e tratamentos à população.

Continuação  do "Curso de Fitoterapia Naturopática"

Organização na UnI do 8º "Cursos de Formação para Técnicos de Produtos Naturais".

Realização do segundo curso de Acupunctura do Pé e da Mão.

2008
O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia do Coração de Jesus organizam o III Fórum de Naturopatia e Medicinas Não Convencionais da Freguesia do Coração de Jesus e renovam a colaboração que disponibiliza apoio gratuito de consultas e tratamentos à população.

Continuação  do "Curso de Fitoterapia Naturopática"

Organização na Unversidade Lusófona do 9º "Cursos de Formação para Técnicos de Produtos Naturais".

Realização do terceiro curso de Acupunctura do Pé e da Mão.

2009
O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia de Alcântara iniciam uma colaboração que proporciona um apoio de consultas e tratamentos de saúde natural gratuitos à população e realizam o I Fórum de Saúde Natural de Alcântara.

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia do Coração de Jesus organizam o IV Fórum de Naturopatia e Medicinas Não Convencionais da Freguesia do Coração de Jesus e renovam a colaboração que disponibiliza apoio gratuito de consultas e tratamentos de saúde natural à população.

Continuação  do "Curso de Fitoterapia Naturopática"


Realização do quarto curso de Acupunctura do Pé e da Mão.

As aulas do Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência passam a decorrer no ISCAD-Instituto Superior de Ciências da Administração

2010

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Alcântara em Lisboa renovam a colaboração que disponibiliza consultas e tratamentos gratuitos de saúde natural à população e realizam o II Fórum de saúde Natural de Alcântara

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia do Coração de Jesus em Lisboa organizam o V Fórum de Naturopatia e Medicinas Não convencionais e renovam a colaboração que disponibiliza consultas e tratamentos de saúde natural gratuitos à população.

Realização do primeiro curso de Acupunctura da Orelha/Auriculopunctura com o Mestre Nagura (Membro da Academia Hipócrates)

Continuação  do "Curso de Fitoterapia Naturopática"

2011

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia de Alcântara renovam o acordo que assegura consultas e tratamentos de saúde natural à população e realizam o III Fórum de Saúde Natural de Alcântara
O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia do Coração de Jesus em Lisboa renovam o acordo que assegura consultas e tratamentos gratuitos à população

Continuação do Curso de Fitoterapia Naturopática

2012

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia de Alcântara renovam a acordo que assegura consultas e tratamentos de saúde natural gratuitos à população e a realização do IV Fórum de Saúde Natural de Alcântara

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência e a Junta de Freguesia do Coração de Jesus renovam o acordo que assegura consultas e tratamentos à população                                            

 

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?