Eventos

Entrada Artigos Sociedade O Século das Mulheres
O Século das Mulheres PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 1
FracoBom 
Escrito por Carlos Ventura   
Quarta, 02 Julho 2008 19:54
in revista Natural BeijaFlor
2006 nov

O SÉCULO DAS MULHERES


No ano passado eu comentava numa rádio o facto de a licenciatura em que lecciono ter começado, há uma década, com turmas com um pouco mais de alunos do que alunas. Depois, a cada ano que passou, a percentagem de alunas foi crescendo, até que desde há três anos deixaram de aparecer alunos. E continuei dizendo que este fenómeno não é exclusivo desta licenciatura, mas que se verifica igualmente nas várias formações e cursos em que lecciono. A entrevistadora, curiosa, questionou-me: mas porque é que isso se passa, onde estão os homens? Disse-lhe que não tenho a certeza onde eles estão, mas adiantava uma hipótese: enquanto as mulheres, particularmente as jovens, estão a estudar e a valorizar-se, eles estão no café a beber cerveja e a ver futebol...

É verdade que, estatisticamente, as mulheres têm mais sentido de responsabilidade que os homens. E, numa sociedade com cada vez mais solicitações hedonistas, não deixa de ser normal que as mulheres estejam a assumir as posições técnicas e de responsabilidade. Não é isso que é preocupante. O que preocupa é tantos jovens (e não só) não quererem estudar, ter formação, assumirem responsabilidades.

Louis Aragon escreveu um belíssimo poema, que foi musicado e cantado por Léo Ferre, intitulado "La femme est le futur de l´homme" ("A mulher é o futuro do homem"). Não sei se é verdade, mas talvez esteja a começar a acontecer.

 

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?