Eventos

Entrada Artigos História Editorial SPN 2011 Maio
Editorial SPN 2011 Maio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 1
FracoBom 
Escrito por Carlos Ventura   
Domingo, 01 Maio 2011 20:58

in VIDA SÃ, órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Naturalogia                                   EDITORIAL 2011 maio

I

A Directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado dirigiu-se à sede da Sociedade Portuguesa de Naturalogia/SPN, almoçou e convidou-nos a estar presentes na inauguração da exposição do fotógrafo Adelino Lyon de Castro, a 7 de Abril passado. Porquê esta atenção da Directora do Museu e em que é que esta exposição se relaciona com a SPN? A explicação encontra-se numa legenda situada numa das vitrinas da sala da exposição: o fotógrafo era irmão do Naturopata José Lyon de Castro, que foi membro dos órgãos sociais da SPN e um dos mais importantes Naturopatas portugueses. Após a sua morte (há um quarto de século), parte do mobiliário do seu consultório e parte da sua biblioteca foram doados à SPN. Em sua homenagem a sala de consultas da SPN tem o seu nome e faz parte dos objectivos deste mandato restaurar a dignidade que esta sala já teve.

A exposição está disponível até 12 de Junho e dela constam fotografias que transmitem a comunhão de valores entre os dois irmãos (José e Adelino Lyon de Castro), como o humanismo e o desporto e também a vida ao ar livre e o campismo – elementos presentes, aliás, no próprio emblema da SPN. Na inauguração da exposição tivemos oportunidade de falar longamente com Tito Lyon de Castro, o sobrinho do fotógrafo que doou o espólio fotográfico do seu tio ao Museu, e que trabalhou muitos anos na Editora Europa América, que editou os livros do Naturopata José Lyon de Castro.

II

Em Março realizou-se o Congresso das Medicinas Não Convencionais de 2011, no qual eu próprio e outros dois membros da Direcção da SPN, Miguel Boieiro e António Cardoso, apresentámos comunicações. Resultante de reuniões prévias entre a SPN e a organização do Congresso, foi também comunicado aos congressistas que no Congresso do ano próximo, 2012, a SPN será a convidada de honra.

III

É de sublinhar a projecção da SPN, visível nos dois pontos relatados acima. Continuaremos a promovê-la, respondendo com dignidade e qualidade a este apelo, de acordo com a sua/nossa História.

IV

Neste mês de Maio realiza-se o nosso acampamento anual, este ano no fim-de-semana dos dias 28 e 29. Será numa quinta biológica, de onde partiremos para passeios e visitas culturais. Participem, pois passarão uns belos dias de convívio e saúde!

Carlos Campos Ventura (Presidente)

 

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?