Eventos

Entrada Artigos Corpo Teórico Intestinos e Fígado-Vesícula - Base da Saúde
Intestinos e Fígado-Vesícula - Base da Saúde PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 35
FracoBom 
Escrito por Carlos Ventura   
Terça, 08 Julho 2008 08:29
in revista Natural BeijaFlor
2008  jul

INTESTINOS E FÍGADO-VESÍCULA - BASE DA SAÚDE

Para a Naturopatia Clássica, tanto a prevenção como o tratamento assentam sempre numa base de, por um lado depuração, por outro fortalecimento do organismo, tornando-o capaz de, na base da prevenção, não ser atingido por problemas graves e de, se for preciso ser tratado, resolver baseado nos seus recursos os problemas que eventualmente venha a ter. Nesta compreensão, a Naturopatia Clássica encara como base incontornável da manutenção e da recuperação da saúde o bom funcionamento dos intestinos e do fígado. Vejamos, muito resumidamente, porquê.

A importância atribuída aos intestinos tem duas principais razões. A primeira é o bom aproveitamento que a partir daquele órgão o corpo poderá - ou não - fazer dos alimentos que lhe são fornecidos. A segunda é o corpo conseguir libertar-se diariamente (através das fezes) dos resíduos que, de outra forma, contribuirão para a intoxicarão todo o organismo, provocando paralelamente incómodos que passam entre outros por flatulências e dores (nomeadamente abdominais e de cabeça).

O fígado (quando se fala deste entende-se inevitavelmente também o sistema hepático, ou seja, fígado e vesícula biliar) é olhado como um órgão de grande volume, complexidade e múltiplas funções, fundamental na boa metabolização e gestão dos alimentos, nomeadamente das gorduras, dos açúcares e do álcool.

Vem a propósito levar em conta que uma causa importante mas normalmente esquecida do mau funcionamento intestinal e da prisão de ventre é o mau funcionamento do sistema hepático. Em vez de começarmos imediatamente a administrar laxativos, melhor será fazermos com que a parte hepática passe a funcionar normalmente. É muito possível que então os intestinos se regularizem.

Em qualquer caso, incluindo em casos de problemas de outros órgãos, a Naturopatia Clássica inicia sempre o seu plano de tratamento contendo nele a promoção do bom funcionamento dos intestinos e do sistema hepático.

Para cumprir estes objectivos, é conveniente reduzir ou eliminar os alimentos que dificultam o bom funcionamento dos intestinos - açúcar, leite de vaca, cereais refinados, batatas, carne - e do sistema hepático - fritos, gorduras em excesso, principalmente saturadas, enchidos, álcool. E, complementarmente, introduzir alimentos que melhorem as funções destes órgãos: cereais integrais, sopas de legumes, legumes lacto-fermentados, óleos vegetais de primeira pressão a frio com moderação...

A nível das plantas medicinais/fitoterapia, há-as excelentes para fígado/vesícula: alcachofra; brututo; hipericão; rábano negro; shiitake; taraxaco... E já agora, lembremos que o stress, a falta de descanso e de sono são agressões para o sistema hepático - e portanto também para todo o organismo...

atualizado em Quarta, 16 Julho 2008 11:19
 

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?