Eventos

Entrada Artigos Ecologia Inverno
Inverno Versão para impressão Enviar por E-mail
Medicinas Não Convencionais - Ecologia
Escrito por Carlos Ventura   
Quarta, 23 Novembro 2011 10:15

in Vida Sã, boletim da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, 2011 dez                                  INVERNO

É corrente ouvir dizer que as estações do ano já não são regulares como ainda eram até há poucos anos. Acerca dos últimos meses, em vez de verão e outono perfeitamente definidos apetece-nos falar de “verouno”… com o calor a prolongar-se não só por Setembro, mas também por Outubro e parte de Novembro.

Mas agora chegámos a Dezembro, e nitidamente as noites são longas, o frio instalou-se e preparamo-nos para a época do recolhimento, durante a qual a natureza se abriga sob a terra, as árvores perdem as folhas e a energia se esconde nas raízes. Há animais que hibernam e também nós temos menos energia que no verão. Simbolicamente, o inverno sempre foi olhado nas várias civilizações e religiões como a morte, da qual na primavera a vida renasce. No cristianismo, religião que influenciou estruturalmente a Europa, estas datas são assinaladas como o Natal e a Páscoa.

Por o solstício de inverno ser vivido como o fim de um ciclo vital, acabou também por ser assumido como fim do ano no calendário. E a seguir começa um novo ano e um novo ciclo, encarado como um renascer em direcção à primavera (do latim, “primeira estação”).

Dezembro é portanto, por excelência, o tempo da reflexão. Do balanço do que este ano foi, dos erros que cometemos e das alegrias que vivemos, das lições que de tudo isso retirámos; das decisões que desse balanço resultam para o próximo ano. É o tempo de olhar para trás antes de seguir em frente. O próximo ano é o futuro. Nesse sentido portanto não existe, existirá como presente quando o vivermos. Mas nós sabemos que se quisermos viver bem certa estação do ano, temos de a preparar na estação anterior, pelo menos. É o que já estamos a fazer em relação ao próximo ano de 2012. No próximo boletim anunciaremos já uma série de iniciativas que ao longo de 2012 comemorarão os 100 anos de vida da Sociedade Portuguesa de Naturalogia. Entretanto, neste Dezembro, chamamos a vossa atenção para o almoço de natal no dia 10 e para a Assembleia Geral de dia 16. Até para o Ano!

Carlos Campos Ventura

(Presidente da Sociedade Portuguesa de Naturalogia)

 

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?