Eventos

Entrada Artigos História Editorial SPN 2011 mar
Editorial SPN 2011 mar Versão para impressão Enviar por E-mail
Medicinas Não Convencionais - História
Escrito por Carlos Ventura   
Terça, 17 Maio 2011 10:09

in Boletim da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, 2011 março

Caros Associados da Sociedade Portuguesa de Naturalogia,

a Direcção a que presido tem a responsabilidade de conduzir esta Sociedade nos próximos dois anos. Conheço bem os membros desta Direcção, que, quase todos, já integravam a anterior. São gente boa, desinteressada, dedicada e que desde há muito frequenta esta Sociedade. Sem dúvida, como aliás foi claro nas palavras que proferi logo após a votação no dia das eleições, nestes dois anos deste mandato é incontornável o objectivo de comemorar o primeiro século de vida da SPN, colocando visivelmente a SPN e a Saúde Natural no mapa da sociedade portuguesa.

Neste contexto, é bom esclarecer qual é a importância da SPN e o que é a Naturalogia: a SPN tem sido a guardiã dos valores da Naturalogia no nosso país. E o que é, em resumo, a Naturalogia? Define-se como o estudo, a promoção, a prática da vida e da saúde natural. Quais são essas componentes de vida e saúde natural? As mais importantes, essenciais e definidoras são: alimentação natural; medicinas e tratamentos naturais, inclusivamente hidroterapia e talassoterapia; plantas medicinais; vida ao ar livre e contacto com a natureza (daí o campismo e o nudismo); actividade física saudável e não competitiva; higiene de vida/higienismo; saúde integral (física e mental) do indivíduo e da sociedade; ecologia (nomeadamente agricultura biológica); amor pela natureza. Alguns destes elementos estão presentes no emblema da SPN (água, sol, vida ao ar livre, campismo, natureza, plantas). Para além daquelas práticas, há muitas outras secundárias e ainda muitas mais que são inconsistentes e modas passageiras. A SPN estudou e estuda, defendeu e defende, divulgou e divulga, praticou e pratica a Naturalogia, a vida e a saúde naturais.

Concomitantemente, o grande desafio é redescobrir, recuperar e reafirmar a dignidade, a qualidade e a autenticidade da SPN e da Naturalogia.                                                                                                                                Carlos Campos Ventura

atualizado em Terça, 17 Maio 2011 10:47
 

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?