Eventos

Entrada Artigos Naturopatia Auriculopunctura, acupunctura da orelha
Auriculopunctura, acupunctura da orelha Versão para impressão Enviar por E-mail
Medicinas Não Convencionais - Naturopatia
Escrito por Carlos Ventura   
Domingo, 19 Dezembro 2010 19:21

in revista Saúde Actual, 2010 dez

                                                                                                                 AURICULOPUNCTURA, ACUPUNCTURA DA ORELHA

Carlos Campos Ventura*

A acupunctura como sistema de tratamento tem pelo menos cinco mil anos, tendo-se espalhado por todo o Extremo-Oriente: China, Japão, Coreia, Vietname, etc. Consiste no tratamento com agulhas finíssimas que penetram desde alguns milímetros a alguns centímetros em pontos específicos do corpo. Alem de agulhas, são também usadas moxa (aquecimento com uma planta chamada artemísia), sementes, massagem, magnetes... Ao longo dos milénios foram-se desenvolvendo diversos sistemas. A Auriculopunctura é um dos principais, simples e eficazes.

O QUE É A AURICULOPUNCTURA - é um micro-sistema de acupunctura. Ser um micro-sistema significa que todo o corpo está representado numa parte específica desse corpo, neste caso a orelha. 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - os pontos definidos têm a dupla função de servir para tratar mas também, se o órgão correspondente não está bem, o ponto é mais sensível e portanto é usado para o diagnóstico. Para isto, é usado um bastão de diagnóstico, em aço inoxidável, que pressiona o ponto. Tanto para identificar o ponto como para o tratar é também possível um dispositivo electrónico. Esta prática assume então a designação de electro-acupunctura, ou neste caso electro-auriculopunctura. Outras alterações no ponto ou na zona como mudanças de cor ou inchaço podem também ser indicações de problemas no órgão correspondente. Este diagnóstico limitado à orelha pode ser feito por quem só aprenda a auriculopunctura, mas é claro que quem tenha formação aprofundada em alguma das áreas de medicinas não convencionais consignadas na lei (naturopatia, fitoterapia, homeopatia, acupunctura) se socorrerá de métodos de diagnóstico mais elaborados, completos e globais. Compreensivelmente, o tratamento será, ele também, mais integrado e eficaz.

OS PONTOS DE TRATAMENTO - em auriculopunctura, a representação do corpo na orelha faz-se de forma invertida, ou seja, a cabeça localiza-se no lóbulo e a parte mais baixa do corpo na parte superior da orelha. Visualizando a arrumação da representação do corpo na orelha, ela apresenta-se como um feto já na posição para nascer.

O PROFISSIONAL AURICULOPUNCTOR - é certo que a aplicação desta técnica é bastante simples. Por isto, há quem a aprenda e a use basicamente ou principalmente com a família e amigos, muito mais que profissionalmente. Com efeito, aprendizagem é rápida, sendo que depois é a prática que vai permitir a agilização e a maior eficácia do tratamento. Mas na maior parte dos casos, esta valência destina-se a aumentar e valorizar a competência e a eficácia da prática profissional do profissional de saúde (a mais das vezes do naturopata, do fitoterapeuta, do homeopata e, claro, do acupunctor, mas de outros também).

*Director do Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência www.institutohipocrates.pt
 

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?