Eventos

Entrada Artigos
Medicinas Não Convencionais
As Medicinas Não Convencionais são múltiplas e muito diferentes. O IHEC debruça-se preferencialmente sobre aquelas que figuram na Lei aprovada por unanimidade em 2003 pelo Parlamento Português. Especificando: Naturopatia; Fitoterapia; Homeopatia; Acupunctura.
  • Naturopatia   ( 14 Artigos )

    A Naturopatia alicerça-se na herança Hipocrática, estabilizando a sua estrutura terapêutica nos séculos XIX e XX. Tem como objectivos a prevenção e o tratamento da saúde do Ser Humano. Utiliza métodos e substâncias naturais. Tem um corpo teórico específico, construído ao longo destes mais de dois mil anos de História. É uma das Especialidades da Lei das Terapêuticas Não Convencionais votada por unanimidade no Parlamento Português em 2003.

    PODE CONSULTAR: Curso de Naturopatia
    O Diplomado do Curso de Fitoterapia  pode optar por adquirir também as competências e a profissão de Naturopata. Tempo de frequência: 1 ano lectivo.

    A Programação e as Datas de cada edição deste Curso são da responsabilidade da Direcção do IHEC

  • Fitoterapia   ( 37 Artigos )

    A Fitoterapia previne e trata o Ser Humano com plantas medicinais, sejam elas frescas, secas ou em extracto, utilizando-as tanto tomando-as como aplicando-as externamente. Também estuda e usa plantas apimentares. É uma das Terapêuticas da Lei das Terapêuticas Não Convencionais aprovada por unanimidade pelo Parlamento Português em 2003.

    PODE CONSULTAR: Curso de Fitoteratia


  • Homeopatia   ( 0 Artigos )

    A Homeopatia foi criada no início do século XIX e desde então tornou-se um sistema terapêutico incontornável em praticamente todo o Mundo. É uma das Especialidades da Lei das Medicinas Não Convencionais, aprovada por unanimidade no Parlamento Português em 2003.

    A Lei 45/2003 de Enquadramento Base das Terapêuticas não Convencionais abriu as portas a uma nova era do saber e prática desta profissão em Portugal.
    Agora que estão lançados os alicerces para ordenamento da prática e do usufruto de conhecimentos acumulados ao longo de séculos, interessa assegurar o pleno reconhecimento profissional da actividade, tanto público como oficial.
    Este é um desafio a que urge responder com o assegurar da proficiência e idoneidade destes profissionais, o que em breve será justa e legalmente balizado e reconhecido na legislação que virá regulamentar a supracitada Lei.
    PODE CONSULTAR: Curso de Homeopatia

  • Acupunctura do Pé e da Mão   ( 2 Artigos )

    A Acupunctura existe na Coreia desde há milhares de anos e assumiu o estudo e a prática, com enorme eficácia, nas mãos e nos pés. A Acupunctura Tradicional Coreana trata todos os problemas executando o tratamento nas mãos e nos pés. Ao longo de todo este tempo, foram-se desenvolvendo diversíssimas escolas que, baseadas no mesmo sistema, apresentam algumas nuances e diferenças. Em Portugal penetraram desde inícios dos anos 80 principalmente duas, a última das quais conhecida por Su Jok, termo que quer dizer, em coreano, pé e mão.

    PODE CONSULTAR: Curso de Acupunctura do Pé e da Mão

  • Alimentação   ( 33 Artigos )

    A Alimentação é incontornável na Saúde Natural, nomeadamente na Naturopatia e na Fitoterapia. É considerada como a base da manutenção e da recuperação da saúde, sendo também olhada como tendo fortes implicações na ecologia do Planeta.

  • Corpo Teórico   ( 12 Artigos )

    As Medicinas Não Convencionais têm paradigmas diferentes do da Medicina Convencional, que se revelam tanto no que diz respeito à perspectiva da relação do ser humano com a saúde e a doença como à forma de tratar. Apesar de ter aspectos comuns, este corpo teórico pode em certos aspectos diferir conforme a Medicina Não Convencional.

  • História   ( 42 Artigos )

    A História de uma área do saber é indispensável para a compreender e integrar na História da sociedade humana. A História das Ciências da Saúde é tão antiga como o próprio Ser Humano. A das Medicinas Não Convencionais tem precurso específico conforme as especialidades e começou a ser leccionada em Portugal desde 1988.

  • Deontologia   ( 4 Artigos )

    A Deontologia nas profissões da Saúde são um legado de Hipócrates. Sem ela, não existe um profissional consciente, conscencioso e de qualidade. O primeiro Código Deontológico na área das Medicinas Não Convencionais em Portugal foi adoptado em 1992.

  • Ecologia   ( 18 Artigos )
    A Ecologia sempre foi parte integrante da medicina natural, tendo-se em Portugal desenvolvido no seu seio e tendo sido nos seus centros (nomeadamente na Sociedade Portugal de Naturalogia e na Unimave) que tiveram lugar as primeiras reuniões militantes e públicas.
  • Higienismo/Higiene de Vida   ( 4 Artigos )
    Higienismo/Higiene de Vida trata de hábitos e práticas que influenciam a saúde, a doença e o bem-estar.
    Inclui, nomeadamente: a vida ao ar livre, a actividade física e mental, a respiração, a gestão do sono, do descanso e do stress, o vestuário e o calçado, o contacto com tecnologia como telemóveis, micro-ondas, computadores e televisão, a habitação... Trata também, é claro da questão da higiene em sentido estrito.
    Higienismo/Higiene de Vida sempre foi parte inalienável da Saúde Natural.

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?