Eventos

Entrada Cursos presenciais Fitoterapia
Fitoterapia Naturopática

PLANO DE ESTUDOS 2009-2010


Fitoterapia

A Fitoterapia previne e trata o Ser Humano com plantas medicinais, sejam elas frescas, secas ou em extracto (cápsulas, comprimidos, ampolas bebíveis, gotas, xarope, etc), utilizando-as tanto tomando-as como aplicando-as externamente. Também estuda e usa plantas apimentares. É uma das Profissões da Lei das Terapêuticas Não Convencionais aprovada por unanimidade pelo Parlamento Português em 2003.

Curso de Fitoteratia
A Lei 45/2003 de Enquadramento Base das Terapêuticas não Convencionais abriu as portas a uma nova era do saber e prática desta profissão em Portugal.
Agora que estão lançados os alicerces para ordenamento da prática e do usufruto de conhecimentos acumulados ao longo de séculos, interessa assegurar o pleno reconhecimento profissional da actividade, tanto público como oficial.
Este é um desafio a que urge responder com o assegurar da proficiência e idoneidade destes profissionais, o que em breve será justa e legalmente balizado e reconhecido na legislação que virá regulamentar a supracitada Lei.
Neste contexto, este curso visa formar os profissionais Fitoterapeutas com o aprofundamento e a actualização formal dos conhecimentos e metodologias para esta área incontornável das Medicinas Não Convencionais.

Objectivos do curso
Este Curso está desenhado segundo o definido pela Lei 45/2003 (que pode ser consultada no nosso site) e o que foi elaborado como Projecto de Regulamentação da Lei. Providencia os saberes e competências que derivam dessa lei e da respectiva proposta de Regulamentação.


Plano de estudos
Delineado pela Direcção do Curso e a Direcção do Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência, o plano deste Curso recolhe a experiência de dezenas de anos de ensino nesta área da nossa equipa, constituída por docentes altamente qualificados.

Local
O Curso é ministrado em Lisboa


FUNDADORES: João Ribeiro Nunes - Fitoterapeuta e Naturólogo, ensinou Fitoterapia desde 1984. Graduado em Medicinas Biológicas Naturais pelo Dr. Lyon de Castro. É autor, entre outros, do livro "Nutrição-Dietética e Tratamentos Naturais". Foi fundador e Presidente da Fenaman-Federação das Medicinas Alternativas Naturais e Presidente da Associação Portuguesa de Naturopatia. Foi fundador e Presidente do Conselho Federativo-Federação das Medicinas Não Convencionais e da Associação Portuguesa de Fitoterapia Clássica. Nomeado pelo Governo, elaborou a proposta de Regulamentação da Fitoterapia. Foi o nomeado pelo Estado Português para, como representante dos Fitoterapeutas, integrar a Comissão que está a criar a Regulamentação da Lei da Não Convencionais; Carlos Campos Ventura.

Docentes
DIRECTOR: Carlos Campos Ventura - Naturopata e Naturólogo. Foi fundador e professor da licenciatura em Biotecnologia dos Produtos Naturais (1996-2007). Foi Professor na Pós-Graduação em Consumo e Marqueting dos Produtos Naturais. É autor do "Pequeno Livro dos Alimentps Saudáveis" e de múltiplos artigos publicados em grande número de publicações: "BeijaFlor Natural", "Xis", "Correio da Manhã", "Público", "Expresso", "O Consumidor", "100% Natural", "Vida Maior", etc. Foi e é de novo agora Presidente da Sociedade Portuguesa de Naturalogia; foi Presidente da Unimave, fundou e foi Director Clínico da Espiral; fundador e Presidente em Exercício e Vice-Presidente da Fenaman-Federação Nacional das Medicinas Alternativas Naturais e da APNA-Associação Portuguesa de Naturopatia. Foi fundador da Federação das Medicinas Não Convencionais. É fundador e Presidente da Federação Portuguesa de Fitoterapia Profissional e da Associação Nacional dos Fitoterapeutas.

OUTROS DOCENTES: António Cardoso - dirigente desde há dezenas de anos da Sociedade Portuguesa de Naturalogia e conferencista acerca de temas de Naturismo. Licenciado em Engenharia Química e em Química; António Ramos, Psicólogo Clínico. Foi professor no ISPA; Delberto Aguiar, Médico de Clínica Geral e Médico-dentista. Foi professor e Director de Estágio da Licenciatura em Medicina Dentária; Fernando Serrador, Engenheiro Agrónomo. Fundou e dirigiu a Socert. Fundou e dirige a Certiplanet, sendo o português com mais experiência na certificação de produtos biológicos; Helena Ataíde, Fitoterapeuta e Naturopata, Enfermeira; Helena Margarida, professora da Faculdade de Farmácia; José Menaia, Doutorado em Biotecnlogia. Fundou e dirigiu a licenciatura em Biotecnologia dos Produtos Naturais. Dirigiu o Departamento de Biotecnologia Industrial e Ambiental e a licenciatura em Engenharia Ambiental. É Investigador sénior do LNEC na área de águas de consumo humano e Director Científico do Instituto Hipócrates; Luciano Costa, Farmacêutico. Director Técnico de Laboratório de produtos naturais e homeopáticos. Foi professor da Licenciatura em Biotecnologia dos Produtos Naturais (1996-2007); Luis Mendes, engenheiro silvicultor, dirigente da Agrobio; Mário Pragosa, Coronel Médico Patologista. Dirige vários laboratórios de análises clínicas; Paula Bicho, Fitoterapeuta e Naturopata; Pedro Lourenço, Biólogo e doutorado em Biologia. Foi Professor da Licenciatura em Biotecnologia dos Produtos Naturais (1996-2007).

Naturólogo Fernando Gonçalves, professor durante anos do Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência, faleceu em 2011, mas ainda no ano lectivo 2010-11 aqui deu aulas. Era um Homem bom, sábio e sabedor. Foi um amigo profundo e um querido professor.
 

Duração
3 anos

Carga horária
3 domingos por mês.

Programa síntese
ANO I
Botânica Medicinal Aplicada à Naturopatia; Naturopatia
Matéria Médica Vegetal Ocidental; Noções de Anatomia; Introdução à Botânica; Bromatologia/Alimentação;
História da Fitoterapia e Botânica Portuguesa; Plantas alimentares; Plantas tóxicas;
Colheita e conservação das espécies vegetais; Matéria Médica Lusófona; Botânica;
ANO II
Botânica Medicinal Aplicada à Naturopatia; Preparações Galénicas e Fitoterápicas; Formulação; Glossário Botânico; Matéria Médica Vegetal Ocidental e Oriental; Fitoterapia Aplicada;
Noções de Farmacognósia Vegetal e Farmacologia; Anatomia e Fisiologia;
Aromoterapia; Tratamentos Tópicos com Plantas; Naturopatia;
ANO III
Introdução à Patologia;
Fitologia e Fitoterapia; Naturopatia; 
Matéria Médica Oriental; Consulta e Avaliação Fitoterápica; Bases Filosóficas da Fitoterapia; Princípios de Nutrição e Dietas Fitoterápicas; Fitoterapia Aplicada;
Apioterapia (mel, pólen, geleia real, propolis, cera);
Diagnósticos; Código Deontológico; Psicologia Clínica; Legislação
 

Curso de Naturopatia
O Diplomado do Curso de Fitoterapia pode optar por adquirir também as competências e a profissão de Naturopata. Tempo de frequência: 1 ano lectivo.

A Programação e as Datas deste Curso são da responsabilidade da Direcção do IHEC


TODOS OS CURSOS SÃO SUJEITOS A UM NÚMERO MÍNIMO E MÁXIMO DE INSCRIÇÕES
 
 
 
 
 

Subscreva Newsletter

Medicinas Não Convencionais


Receber em HTML?